As relações de amizade na sociedade brasileira são permeadas por trocas de alimentos
“Segundo a boa tradição de cortesia, deve-se mandar a todos(alimentos); na prática aos preferidos ou mais próximos”(Lévi-Satrauss, 1976:25). A tradição de enviar alimentos aos amigos mais próximos, aos vizinhos e a outros colegas, é um exemplo de simbologia da alimentação, uma vez que o objetivo dessa troca é agradar ao colega mais do que simplesmente alimentá-lo. As relações de vizinhança também caracterizam-se por trocas de comidas e novas receitas.
A comensalidade também está presente em palcos de grandes decisões políticas que nem sempre é o plenário da Câmara ou o Palácio do Governo. De modo geral, durante reuniões em almoços e jantares é que se cria um clima ideal para a realização dos grandes conchavos políticos.
O caráter simbólico dos alimentos nos rituais religiosos
Igreja Católica
Jejum:
Aconselha a abstinência de carne e mesmo o jejum (privar o corpo da alimentação durante um período de tempo visando “enfraquecer a carne” e “fortalecer o espírito”) em datas santificadas.
Ritual da Eucaristia
Incentiva a participação dos fiéis no alimento fundamental do cristianismo que é a Eucaristia, o corpo e o sangue de Cristo consubstânciado (o pão e o vinho tonam-se um pedaço do corpo de Cristo que fora morto na cruz em favor dos pecadores).
Pecado da gula
A gula é, para a igreja católica, um dos sete pecados capitais. Demonstra-se, dessa forma o controle da Igreja sobre os hábitos alimentares.
Os espíritas
Abstém de alimentar-se da carne na ocasião da participação numa mesa de trabalho, embora tenham esse hábito normalmente porque acreditam que o alimento produz uma baixa vibração e dificulda a comunicação com os espíritos mais elevados.
A obtenção de favores das entidades é retribuída com a “comida de santo” que pode ser claramente observada nas cenas de despacho em encruzilhadas ou nos cemitérios.
Curiosidade: Os vegetarianos enfatizam a importância de certos alimentos para o equilíbrio físico e emocional do homem. Muitas vezes esses grupos são adeptos do esoterismo que preconiza para o exercício de elevação espiritual uma dieta alimentar específica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário